Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos tumores de cérebro, maio é o mês dedicado a campanha de prevenção para este câncer que ocupa o 11º lugar no ranking dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil.

Esse tipo de câncer é caracterizado por um tumor maligno que se forma no cérebro. E isso pode acontecer na forma primária da doença, quando a origem é no próprio cérebro ou em forma de metástase, quando a doença surge em outro órgão do corpo estendendo-se para região cerebral.

O diagnóstico quando realizado de forma precoce, contribui muito com o tratamento. Para que isso seja possível, é necessário ficar atento aos sinais e sintomas, como convulsões, desmaios, tonturas, falta de equilíbrio, perda da visão, dores de cabeça, visão duplicada, gagueira ou perda da fala, dormência em pernas ou braços, confusão mental, esquecimentos, dificuldade ou incapacidade de engolir os alimentos, além de movimentos involuntários. Os sintomas variam de acordo com a região em que se encontra o tumor.

As opções de tratamento dependem do tamanho e localização do tumor, e pode ser realizado por meio de cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, sendo que a expectativa de cura, para tumores dessa natureza, passa necessariamente pela cirurgia.

Fonte: https://www.oncominas.med.br/maiocinza/